lunes, 28 de julio de 2014

A Restauração Arquitectônica é Arquitetura



Minha especialidade é a restauração arquitectônica. Eu quero abrir um escritório de arquitetura e restauração no Rio de Janeiro para trabalhar em todo o Brasil. Eu tenho um método pessoal de trabalhar na mihna área. Meu método tem três estágios.

Primeiro eu retiro adições não originais. Mas não todas. Somente adições ou reparos que não permitem uma leitura harmoniosa do antigo edifício. Os monumentos também têm valor como documentos e restaurar é também destruir. Então demolições devem ser muito reduzidas. O mínimo possível. O que nós removemos deixará de existir para sempre. Reconstruir com olhar antigo é falso. Novas peças devem ser claramente novas peças. Em contrastre com as peças velhas. Demolição: pouco e muito controlada.

Passo 2. Após a demolição, reparação. Remédio muito eficaz, mesmo que isso envolva uma aparente contradição com o antigo monumento. Não importa. O reparo e também un sinal de envelhecimento. Velhice em um monumento é un valor muito importante. O envelhecimiento é sinal de autenticidade. Não devemos esconder o reparo. Reparação é um valor documentado da historia e da idade do edifício. O antigo edifício provoca efeito muito sugestivo sobre os espectadores, nos turistas, e tambén em usuários de arquitetura histórica.

E passo 3. Compromisso com o nosso própio tempo. Os edificios antigos são também edificios presentes. Restauração arquitectônica é arquitetura. Restauração e arquitetura tentam entender o antigo edifício a partir de hoje. Não de ontem. Isso seria falso também (um falso histórico). O prédio antigo está vivo. Por tanto, nos temos um compromisso com a sua evolução. Mais uma vez, "o monumento como um documento".

- Desconstrução.
- Reparação.
- Compromisso com a linguagem e sensibilidade contemporâneas.

Eu gosto de uma restauração sincera. Radical. Quase selvagem. Um confronto nitido entre ontem e hoje. Contraste e harmonia. Contraste com harmonia. Sinceridade.

Existem muitas outras coisas: atmósfera, textura, adaptação às normas vigentes (accesibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, segurança, instalações, estradas para uma evacuação de emergência, ...). Também a preservação do patrimônio histórico, artistico, valores e/ou questões intangiveis, normativas internacionais, as restrições orçamentárias, ... E muitas outras coisas.

Construir tudo e fazer tudo de novo, não é restaurar.

Luis Cercós
Restaurador de Arquitetura
Rio de Janeiro, Brasil